terça-feira, 6 de novembro de 2007

Novo Shopping Bourbom Pompéia - São Paulo

Minha mãe ficava rindo da minha kara pq qd eu tinha saído de SP há 3 anos atrás e disse q logo ia sair o Shopping Bourbon de São Paulo. Passaram-se anos, deu tmpo de eu voltar pra cá.... e ..... NADAAA!!

Mas, agora, eu prometo.. O Shopping vai sair!!! O projeto foi totalmente reformulado, agora vão ser um mega-shopping, com 8 andáres, cinema futurístico, e um monte de coisas.... Agora, a previsão é q fike pronto em março de 2008... Ufa, finalmente, pow são mtos anos de espera, mas finalmente vou poder comprar num Zaffari em São Paulo. Aliás, tb é curioso q o nome do shopping vai ser Bourbon e do hipermercado vai ser Zaffari, o q é inédito. Eu sei pq isso, assim eles divulgam em SP os 2 nomes da empresa.

Tow curioso, kero só ver um Zaffari em SP. A única notícia ruim disso é q descobri q o Zaffari está sendo assediado por grandes redes, justamente pq elas tem medo da concorrência do supermercado e a forma mais fácil de passar por cima seria compra-lo. Eu espero q o Zaffari continue sendo Zaffari, pq se não, vai ser uma merda.. Mas, acho q Zaffari vai continuar mantendo o posto de maior empresa de varejo com capital 100% nacional. Aliás, vi em 3 matérias da net informações mt interessantes q nem sabia...

”O novo centro de compras foi arrematado em leilão pela empresa gaúcha em 1997. Depois de longa disputa com o conterrâneo Sonda, que atuava no local, a justiça deu ganho de causa ao Zaffari, em 2005.”

Exato, essa nem eu esperava. Primeiro, o Sonda é conterrâneo do Zaffari??? oO ..... Isso mesmo, descobri q os 2 nasceram em Erechim :o ... Q coisa heim, mas os rumos foram diferentes... O Zaffari resolveu se estabelecer em POA e o Sonda em SP.

Segundo, eu achava q o Sonda era “amigo” do Zaffari e atuavam conjuntamente naquele shopping, e na reportagem, descobri q era justamente o contrario!!! Os 2 brigravam e o Sonda só num saia dali de birra, por medo de perder espaço para o concorrente, o q de fato vai acabar acontecendo.... Pobre Sonda.. =/ rs

”E tem um monte de gente de olho na rede gaúcha. Pudera: ela tem a quarta maior receita do setor, com faturamento de R$ 1,3 bilhão, e emprega mais de oito mil pessoas. Sua receita por metro quadrado, de R$ 11,2 mil, é maior que o do Wal-Mart no Brasil. Detalhe: o Wal-Mart tem 149 lojas, contra 26 do Zaffari. Mas os interessados precisarão de habilidade para tirar a empresa dos Zaffari, que estão no negócio desde 1935. O principal obstáculo é a estrutura familiar. São dezenas de herdeiros diretos e outros tantos indiretos que nem sempre se entendem. “Já assediaram muito o Zaffari, mas ele não deve ser vendido, está bem sólido”, diz Luiz Ratto, consultor de varejo.”

“Tanto a expansão para o mercado paulista como outras informações estratégicas sobre o Zaffari são mantidas no mais absoluto sigilo pela empresa. Seus executivos recusaram-se a conceder entrevista a EXAME. A expectativa de quem acompanha o setor, porém, é que a rede gaúcha tente replicar em São Paulo o mesmo modelo que a consagrou no Sul. Nessa região, ela opera com lojas amplas, que têm em média 4 300 metros quadrados -- mais que o triplo do tamanho médio de uma unidade do Pão de Açúcar, por exemplo. Com corredores largos, cores claras, detalhes de mármore e de madeira, as lojas apostam na arquitetura para transmitir ao consumidor sensação de conforto e de sofisticação. Nas gôndolas, a variedade de produtos chega a ser 30% maior que a da concorrência. As marcas próprias -- em geral mais baratas -- praticamente não têm vez. Além disso, a cadeia promove cursos de culinária ou espetáculos musicais gratuitos. "O Zaffari não se posiciona na vala dos preços", afirma Marcos Gouvêa de Souza, consultor especializado em varejo. "A rede optou por trabalhar com serviço, sortimento e loja arrumada, para um consumidor de classe alta." Essa receita acabou criando barreiras de entrada para a concorrência no mercado gaúcho. Um ex-diretor do grupo Pão de Açúcar diz que a empresa avaliou a possibilidade de se estabelecer no Sul, mas não encontrou espaço. "Por enquanto, o Pão de Açúcar desistiu de ir para Porto Alegre", afirma. Há outro fator que estabelece uma espécie de reserva de mercado para o Zaffari e para outras redes já instaladas em Porto Alegre. Uma lei municipal de 2001 limita o tamanho da construção de novos supermercados na cidade. Como beneficia principalmente a rede gaúcha, acabou sendo apelidada de "Lei Zaffari". "O Zaffari não se expõe, mas sempre foi muito bem articulado nos bastidores do poder", afirma um ex-competidor.”


Bah, essa do Pão de Açúcar não ter ido pra POA por causa do Zaffari eu num sabia...hehe.. e achei engraçado os executivos terem se negado a dar entrevista à Exame... Bem coisa do Zaffari mesmo hahahaha

“Assédio – Nos últimos quatro anos essa seria a oitava proposta recebida pela companhia gaúcha. No passado, Carrefour e Sonae também fizeram suas ofertas. Mas porque tanto assédio ao Zaffari? Há uma série de fatores determinantes. Para observadores do setor, a rede é uma espécie de templo do consumo das classes média e alta. “O Zaffari é conhecido por ter uma excelente operação em termos de padrão de loja, produtos e atendimento”, elogia Moacir Moura, consultor de varejo de Curitiba. Outro ponto que chama a atenção é sua margem de lucro. Enquanto as redes brasileiras têm, em média, margem de 1%, a rede gaúcha alcança o dobro. O motivo é simples: o sistema de gestão que implantou é fortemente apoiado em Tecnologia da Informação. Desta forma, tem controle sobre os produtos que compra, vende e que também tem em estoque. “Esse sistema é muito caro, por isso, somente grandes varejistas o utilizam. A rede Zaffari é a única de médio porte que dispõe da ferramenta”, conta Ulysses Reis, coordenador do MBA de varejo da FGV Management.”

Reportagens:
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/439/negocios/enigma_zaffari.htm
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0852/negocios/m0062128.html
http://amanha.terra.com.br/notas_quentes/notas_index.asp?cod=4224

Lembrando q as reportagens são de anos passados, mas a maioria das informações ainda estão atuais....

Por causa desse empreendimento, eu criei uma comunidade no Orkut:
Bourbon Shopping Pompéia - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40178963

Nenhum comentário: