segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sonda x Zaffari

Dah pra acreditar q a maioria das visitas do meu blog nos últimos tempos eram buscas no Google sobre Bourbon Pompéia e Zaffari Pompéia?

Impressionante ne... e olha q eu tive soh alguns posts sobre isso...rs.. eh possível q o ostracismo do blog tenha contribuído pra isso... Mas, impressionante como as buscas do Orkut ateh hj ainda caem no meu blog...

Então tow postando hj mais uma curiosidade... q por sinal descobri a pouco tempo.. sobre a tal rixa Sonda x Zaffari... eu sempre soube q eles num eram chegados um no outro... mas, nessa reportagem ai, descobri q era um fato mesmo e não uma lenda ... rs

"Descendentes de imigrantes italianos que se estabeleceram na região de Erechim, ao Norte do Rio Grande do Sul, as famílias Zaffari e Sonda travam há anos uma das mais viscerais disputas do varejo brasileiro.

As desavenças entre os dois clãs vêm de longa data e podem ser explicadas, em grande parte, pelos antigos vínculos entre os dois grupos. A história começa quando um dos quatro irmãos que fundaram o Sonda, Alcides Sonda, casou-se com uma das filhas do patriarca da família Zaffari, Teresinha Zaffari. Alcides faleceu em 2001.

Há cerca de 15 anos, os conflitos entre os irmãos Sonda intensificaram-se depois da morte de um deles, Vilamir. Na época, segundo relatos de pessoas próximas, Alcides foi contrário à possibilidade de que os filhos de Vilamir herdassem as ações e se tornassem sócios da varejista, fato que culminou com a sua saída do grupo Sonda. Mais tarde, a família fechou um acordo e as ações da rede foram distribuídas, meio a meio, entre os dois outros irmãos, Idi e Delcir, que administram a empresa até hoje.

...

As relações entre os irmãos voltaram a azedar quando o Zaffari decidiu arrematar o antigo Shopping Matarazzo, no bairro da Pompeia, em São Paulo, que foi a leilão em 1997. A família Sonda considerou a iniciativa como uma desfeita de caráter pessoal já que, no shopping center, funcionava uma grande loja do Sonda. O próprio grupo Sonda tinha planos de arrematar o empreendimento que pertencia à família Matarazzo.

Depois de incorporar o centro comercial, o Zaffari foi à Justiça até que, finalmente, conseguiu desalojar o Sonda do shopping center. No local, o grupo gaúcho construiu o Shopping Bourbon e deu seus primeiros passos no mercado paulistano. A partir desse momento, o Sonda começou a planejar seu contra-ataque."


Fonte: ABMAPRO – reportagem completa

Nenhum comentário: