terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fim do ano e o Fim do Orkut

Minha semana foi legalsinha... Eu tava ficando com uma garota.... Foi bom isso ter acontecido, assim meu ano termina com um humor bom...

Nesse semestre, passei em 3 cadeiras, das 4 q eu fiz... Semestre q vem eu vou fazer 4 cadeiras de novo... eu devo passar tranqüilamente.... Mas, eu sei q o 6º semestre, no final do ano q vem o bicho vai pegar... la q vai o curso vai se tornar uma tormenta pra mim.. eu sei q vou ter mtas dificuldades pra passar... mas, eu vou ate onde conseguir...

O post de hj ta meio atrasado... os textos q eu tinha selecionado datam de novembro... a 1 mês atrás... E eu fui deixando pra depois, como tenho feito bastante ultimamente....
Mas, ateh q o tema ainda eh relevante....

O Fim do Orkut... =/


(essa data ta errada ne, na verdade eh fev/2004 - set/2011)

Qualquer pessoa q me conhece da net sabe o qt eu sou adepto do Orkut... E o qt eu fico p* da vida pela substituição do Orkut pelo Facebook... Eu tenho visto por ai mtas pessoas falando q essa substituição eh irrelevante, pq as pessoas fazem as mesmas coisas no face e no Orkut.. portanto, os programas são idênticos no sentido de relações pessoais...

Eu sei q tudo isso eh uma mentira.. o Facebook não tem 2 coisas importantíssimas q o Orkut tem: comunidades e busca de pessoas pro tags... Qualquer pessoa q utilize alguma dessas coisas sabe bem do q eu tow falando (a segunda ferramenta eh um publico bem restrito)

Não adianta falarem q as paginas e grupos do Facebook se assemelham a comunidades do Orkut... eles não tem fóruns... e se as pessoas participam de uma rede q não tem fóruns.. elas não podem debater nada.. eh como se fosse uma coisa oca, sem nenhum resultado... eh como se pegasse uma caneta e em vez de escrever com ela, esquenta-la e deixar o liquido dela escorrendo todo por um papel, sem sentido nenhum e sem utilidade nenhuma...e depois dissesse: “ah, mas, olha, nós utilizamos a caneta, assim como vc que escreveu....”

No caso de busca por tags.. sem comentários... eu não vou dar as dicas disso... pq eu sou uma das pokas pessoas q sempre utilizaram isso... e, tb, seria desgastante demais... Mas, no facebook nada eh publico.. tudo eh restrito, então, obviamente, essa busca não eh possível, alias, la nem tem tags.....

pausa pra ver o Roda Viva

(nossa, se eu já naum gostava do Boni, agora na entrevista do Roda Viva, odeio mais ainda...)

Pra finalizar o post... Algumas coisas q eu salvei e seus trechos relevantes...


Cebolicéia – Os motivos do fracasso do Orkut no Brasil

Esse texto, visto no Semeadores da Discórdia, eh o melhor q eu li ateh agora.. concordo com quase tudo.... Li e reli umas 2 vezes.... Alguns trechos relevantes:

”O Orkut erradamente ao inves de investir em colocar fotos maiores nos avatares de seus usuarios e deixar as comunidades com mais funções, não, ele preferiu investir em se igualar à outras redes sociais como o myspace e deixou liberar formatação HTML para scraps, isso insetivou aos scraps virarem um ninho de anúncios de spam. A rede social passou a tentar combater o spam atravez de captchas chatas para tudo, tudo era considerado spam, muitas vezes alguém te xingava ou dizia algo que você deseja responder rapidamente, quando você ia responder com um texto enorme, no final o Orkut dizia que se trava de um spam ou que você não poderia fazer aquilo. Irritante! Os usuários cada vez mais foram ficando com ódio e com vontade de se vingar.
Depois O site de relacionamento teve uma brilhante idéia (para os concorrentes é claro): colocar tudo o que acontecia com os seus amigos ou comunidades na sua página pessoal, ou seja, você não precisava mais sair do seu perfil para ver mais nada, a confusão substituia a organização, as pessoas não precisavam mais entrar nos perfis dos outros, tudo o que acontecia com fulano, acaba vomitando na sua tela, então a pessoa entrava no orkut, via a sua página pessoal e logo não tinha mais nada para fazer, afinal ela já sabia tudo o que acontecia com os outros! A rede social começou com isso a fazer com que ninguém mais procurasse ninguém, afinal uma overdose de informações aleias já explodiam na tela. Depois o orkut começou a esconder os dados de suas caracteristicas pessoais cortando o texto, quem quisesse ver tudo, deveria clicar em um link do tipo "VER PERFIL COMPLETO", isso não tem graça e é um erro de usabilidade; Numa rede social as pessoas querem exibir-se como não têm coragem no mundo real e o Orkut não percebia isso.”



Aki uma reportagem antiga, sobre o sucesso do Orkut no Brasil em 2005...

Folha Dinheiro 2005 – Orkut não entendo seu sucesso no Brasil

Eh curioso como o próprio Google não entendia esse sucesso.. A reportagem eh uma bosta.. .Mas, sabe o q eh mais impressionante??? Q tudo q tem no Facebook hj e eh exaltado, tinha nessa reportagem citando o Orkut.. ou seja... eh modinha = eh legal


Um tópico q referencia a queda do movimento nas comunidades no Orkut... o “carro-chefe” do site...

Tópico - SLM - Declínio das comundiades no Orkut

Nem lembro mais sobre todo o topico.. e tow com preguiça de ler de novo.. são 9 paginas... vai aí o trecho q eu salvei...

” cara amiga, eu tambem mexo com crescimento de comunidades e exatamente nessa mesma época de ferias e fim de ano do ano de 2009 e 2010 as comunidades chegavam a crescer de 4000 a 5000 membros por dia. O facebook emergiu no começo desse ano no Brasil. Nessa mesma época q o facebook emergiu aqui no Brasil, o orkut não foi abalado logo de cara, mas aos poucos os rendimentos das comunidades foram caindo pela migraçao do usuarios pra la pela popularidade q o facebook vem adquirindo. Desde setembro as comunidades nao crescem mais como antes, os moderadores nao mexem mais, todo mundo jogando tudo pro alto e querendo vender as cmms..

lembrando que crescimento de comunidades e fóruns movimentados nao são exatamente a mesma coisa, o orkut ainda continua movimentado com usuarios postando nos foruns das comunidades até mais que antes e isso é a principal caracteristica que distingue o orkut do facebook ja que o face nao tem comunidades e so aqueles grupos idiotas“



Alguns trechos de posts meus sobre isso:

Tópico – SLM – fale sobre facebok

”olha, ate agora, a unica coisa q achei melhor no facebook eh o fato de as imagens serem pekenas... o site fica mt mais organizado e leve

fora isso.... eu vejo sempre a mesma coisa...
faz uma coisa no orkut = q bosta, ultrapassado
faz a mesma coisa no facebook = nossa, super funcional, q massa

esses dias vi uma reportagen sobre o fim do "discussion boards", o famoso quadro de discussões... q tinha mais ou menos 1 milhao de usuarios ...
O facebook simplesmente acabou com o aplicativo, q pra mim era o melhor do face, pq dava foruns (uma cara de orkut) as paginas do facebook... A justificativa era de q eles nao davam ao facebook uma cara em "tempo real" (como se os outros aplicativos dessem...)... na pratica, todo mundo sabe q o facebook não gosta de foruns pq eles criam movimentos, mts contra governantes e empresas, e o sr "democratico " Mark não curte isso... então eles acabaram com o quadro de discussoes
Pois não eh q conseguiram arrumar "pontos positivos" pra tal censura: "faz as pessoas utilizarem mais o mural"... kkkkkkkk foi a unica coisa positiva q conseguiram encontrar nisso....
Como se outros aplicativos, joguinhos bestas e etc não fizessem as pessoas usarem o mural
agora, pq diabos as pessoas tem q usar mt o mural? pq o Mark ker... (nao sao os usuarios q decidem as mudanças, mas o ditador da empresa)..........

haha.. isso eh ser funcional e moderno?”

...

tanto escuto akeles baba-ovos de modinhas estilo facebook dizendo q as ferramentas sao mais funcionais...
eh tao "bom e funcional" a falta de foruns no facebook q olha soh...
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=107171590 .
haaa....... pessoas do facebook utilizando O POBRE E NÂO-FUNCIONAL forum do Orkut pra poder adicionar pessoas do proprio facebook O_O
nossa, mas kd a expantosa funcionalidade do facebook, impressindivel, q o Orkut nao tem...?

ja to ate vendo as respostas...
ja vao vir os top-cults-facebokeros, icones da socidade moderna e contemporanea dizendo.....
"ohh... mas q coisa mais futil, adicionar pessoas q não se conhece, na minha lista só tem top... só falo com quem conheço"
como se fosse um crime conhecer pessoas novas e diferentes...
engraçado... em 2006 na epoca da modinha do Orkut, os friend list dos profiles dessas mesmas pessoas eram atulhados de pessoas novas e desconhecidas.... mas, aí, td bem, era moda ne...



E, pra finalizar, olha soh essa imagem aki... Mais uma dessas midias tentando nos forçar a sair do Orkut e ir pro Facebook a força..



ngm merece....

Nenhum comentário: