quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Dia em q a ZL Virou Notícia...

Eu tenho procurado diminuir o numero de posts informativos pq hj em dia há tanta informação na net q isso jah não faz o menor sentido.. Esses dias eu tava lendo o blog do Paulo Sant’Ana e isso me fez lembrar q escrever idéias eh insubstituível e nunca será algo retrogrado... Eu tenho caminhado o blog pra esse sentido... Eu acho q isso eh notável.. e ateh eh bom...

Hj eh um dos últimos posts informativos.. isso ainda pode existir... as vezes precisa se usar de matérias pra falar o q vc ker falar.... Uma outra coisa q tenho tentado fazer pra deixar um diferencial maior no blog.. eh não postar sobre noticias no momento exato em q elas acontecem... Se jah há uma cambada de veiculos informativos fazendo isso, eh interessante postar um poko depois.. pq esse diferencial cria mais possibilidade de novas idéias e desdobramentos...

Pelo q deu pra perceber... ultimamente meu tempo anda tão podre... q eu exagero no tempo de postar... como no caso de hj... sobre a greve do metrô..... Enrolei tanto pra postar.. q nem lembro mais q dia foi isso... acho q foi a 2 semanas atrás... Bom,eu ainda lembro de algumas coisas desde dia fatídico...


A Greve do Metrô

A poko tempo atrás eu tinha feito o post “O que não eh Noticiado no Acidente do Metrô” sobre a ausência de noticias realistas sobre a ZL.... Vai ver me ouviram pq bastou uma semana pra resolverem passar por aki e enxergar algumas coisas...

Eh como eu dizia... O problema da ZL não eh o sensacionalismo de algumas dezenas de pessoas machucadas por pekenos acidentes de metrô ou coisa parecida... O problema são os desdobramentos causados por um transporte caótico q em condições normais não consegue transportar pessoas e q qualquer condição adversa se cria um caos instantâneo.. como o q foi visto na greve do Metrô... como eu jah dizia e ateh eh meio obvio.. a região mais afetada pela greve do Metrô foi a Zona Leste... q jah eh naturalmente dependente do Metrô, como a única saída pra resolver problemas q não deveriam existir...




Nakele dia eu tinha mesmo q ir pro meu curso por causa de uma aula apenas.... Eu sai de casa 8:30 e fui chegar la 11:30... meia hora atrasado.... Isso ainda pq eu caminhei meia hora do Pq dom Pedro ateh a facul... Eu tive sorte... eu juro... Eu fiz um caminho alternativo, usando os bus da Vila Formosa e Mooca pra ir ateh o Centro... e assim fugir da Radial Leste... eu não tenho a menor idéia de como tava a Radial Leste nakela hora da manha... a única coisa q eu sei eh q a fila do bus do meu bairro q ia pela Radial tinha aproximadamente umas 200 pessoas..... Relatos q eu ouvi de pessoas diziam q demoraram 1:30 pra conseguir pegar o bus.. e pessoas q saíram as 6:30 da manha chegaram as 11:00 no Centro... No Centro, apenas...

Na volta foi fácil.... em poko mais d 1h eu tava em casa.... Eh claro, como não há nada de infraestrutura na ZL, as pessoas tem q ir todos os dias pra outras regiões pra fazer td.. (A tal “cidade-dormitorio”)... Haviam pokas pessoas voltando pra ZL em torno da 1 da tarde... Como eh de costume... Curioso foi q no Pq dom Pedro.. a grande maioria das pessoas nem fazia idéia de quais bus pegar.. isso q eram moradores da ZL.... isso acontece pq a maioria das pessoas da ZL raramente utilizam ônibus (como acontece no restante na cidade)... a única saída eh sempre pegar Metro e alguma linha complementar de lotação q vai pelos bairros... (uma saída bem mais cara inclusive...)... Eh assustador ver q normalmente nos ônibus da ZL soh se vê pessoas velhas ou desocupadas...

De tardezinha, eu tive q voltar ao Centro por causa de uma consulta medica.... Novamente, no caminho inverso de todos foi fácil...poko mais de 1h e eu já tava na Praça Ramos (de bus mesmo)... na volta, eu sabia q seria uma viagem inédita.... Eu tive sorte.. sorte mesmo... Na duvida de ir de bus ou de metro (o metro jah voltava a funcionar, mas ngm sabia q horas ia voltar mesmo...) resolvi arriscar ir de metro ateh a Bresser.. e depois ver o q fazer dali pra frente... Pra minha sorte.... tinha pego um dos primeiros metros a voltar a funcionar... primeiramente ele seguiu adiante ateh o Tatuapé.. e depois o restante do trajeto... ao longo do tempo.. ngm sabia informar se akele metrô funcionaria mesmo.. a espectativa e apreensão das pessoas dentro dos trens era como se fosse um corredor para uma tortura.. e a sensação de alivio qd o metro seguia adianta era generalizada... Do lado de fora... a única coisa q consegui foi ver a Radial Leste engarrafada de uma ponta a outra... O Transito começava desde o PQ dom Pedro... totalmente parado.. atravessando kilometros por toda a estenção da Radial... q deve dar aproximadamente uns 15km ... soh com carros parados e ônibus lotados.. eu não sei nem nunca vou saber qt tempo akeles veículos demroram pra chegar no seu destino....


Esse transito do fim da tarde eu não achei nenhuma imagem.... Eh sempre impossivel encontrar fotos da ZL na midia.. Mas dessa vez, ateh consegui encontrar algumas palinhas do transito pela manha...



Alguns trechos de materias q eu resolvi compartilhar aki..:

“No Terminal Parque Dom Pedro, no Centro do São Paulo, o movimento só aumentava no fim da tarde desta quarta-feira. As filas de passageiros eram enormes e os ônibus não davam conta da demanda. Diariamente, o terminal recebe cerca de 200 mil passageiros. Nesta quarta-feira, em torno de 800 mil pessoas passaram por lá.
A jovem Roberta Larissa Silva Rodrigues, de 19 anos, trabalha como operadora de telemarketing na República. Em dias normais, leva uma hora no trajeto entre Arthur Alvim e o Centro. Nesta quarta saiu às 8h e chegou meio-dia ao trabalho
Após passageiros invadirem um ônibus que havia acabado de chegar ao Terminal Parque Dom Pedro, no Centro, a Polícia Militar (PM) precisou intervir para que as filas se mantivessem organizadas para o embarque. Em média, o tempo de espera na fila é de, no mínimo, uma hora. Na Zona Leste, na Avenida Rangel Pestana, houve quem tentasse entrar no ônibus até mesmo pelas janelas."


G1 - Polícia impede que passageiros de ônibus furem fila em terminal de SP
G1 - Metrô tem movimento tranquilo em trens e plataformas após fim da greve
G1 - Paulistanos enfrentam pontos de ônibus lotados na volta para casa

”O gari Cléber Eduardo de Souza Dorta, 34, diz que demorou cerca de cinco horas para chegar ao trabalho na manhã de hoje. Ele afirma que mora próximo à estação Itaquera e trabalha em Santa Cecília. "Tive que ir pulando de ônibus em ônibus, peguei três", diz.”

Folha.com - Com fim da greve, circulação do metrô de SP é normalizada

Essa aki eh a mais interessante.. q vai no mesmo sentido do q eu falo...:

”Para especialistas ouvidos pelo R7, embora o metrô seja o transporte público que mais deve crescer nos próximos anos e o mais eficiente, a cidade não pode ficar dependente de apenas um meio de locomoção. Segundo o engenheiro de trânsitoHorácio Augusto Figueira, a cidade precisa aumentar a qualidade de transporte coletivo como um todo. O especialista diz que, apesar de não ser possível colocar outros milhares de ônibus nas ruas da capital paulista, é preciso ampliar a estrutura de circulação dos que já existem.
- O que deveria ter, isso todos os dias, é o viário de São Paulo voltado para o transporte coletivo. Não tem faixa exclusiva operada, não tem corredor de ônibus que funcione. A cidade precisaria ter 400 km de faixas exclusivas e corredores de ônibus para que, em todas as vias que houvessem congestionamento de automóveis, tivesse uma faixa exclusiva para ônibus. Já Luis Flora, da Associação Nacional de Trânsito, diz que faltou às autoridades um planejamento maior antes da greve.
- O transporte público quando funciona 100% já é ineficaz, em razão da qualidade e da quantidade. Falta planejamento e logística. O exemplo mais claro do que é o caos de uma cidade como São Paulo é parar, por meio dia, um único transporte público, como aconteceu hoje de manhã. Imagina se tem uma greve ou pane prolongada? As pessoas terão que parar de trabalhar.”


R7 - Caos provocado por greve deixa em evidência que São Paulo é refém de metrô, dizem especialistas

Recorde Por causa da greve, a cidade de São Paulo bateu o recorde de trânsito do período da manhã. Às 10h da quarta-feira, a capital registrou 249 km de lentidão, segundo a CET. Foi o maior congestionamento registrado pela manhã desde que a companhia passou a fazer a medição de lentidão na cidade, em 1991.

A pergunta q não ker calar eh a seguinte... Se 249km foi o maior congestionamento da história pela manha.... qual foi o maior congestionamento da historia de SP ???????

Nenhum comentário: