quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mundo Pragmatico dos Cães

Eh isso aí, gente. Deixem de bobeira... Até os cães, tidos como os “bebezinhos bonzinhos” são pragmáticos...

Cães Fazem Cara de Coitado de Propósito

(Esse post tava encalhado desde o dia 27 de agosto... aff)

sábado, 28 de novembro de 2015

Enéias

Olha só... trecho q eu tava lendo da Super Interessante de 2002...

"Em vez de culpar o sistema político, o que deve ser questionado é a ressurreição do fenômeno Enéas. Em 1989, quando todos nós descobrimos qual era o nome dele, o então candidato à presidência recebeu 360 561 votos. Nas eleições de 1994, disputando o mesmo cargo, ele foi o escolhido por 4,6 milhões de eleitores.
Entre as propostas mais notórias do Prona para o país estão romper com organismos como a Organização Mundial do Comércio e o Fundo Monetário Internacional e triplicar o efetivo das Forças Armadas.
Outras preocupações são a defesa da ordem, da moral e dos bons costumes, causas que sempre tiveram apelo considerável entre o eleitorado conservador paulista.
Quem votou no Prona deu seu aval a um projeto conservador, militarista e moralista, que em alguns trechos repete os fascistas da primeira metade do século XX."


SuperInteressante - O perigo real de Enéas

Note q vários comentários apoiadores do conservadorismo paulista/brasileiro são de apenas meses atrás...

2016

O Brasil não muda mesmo...

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Desciclopédia sobre Facebook

Feriadão.... Tempo de sobra.... a quanto tempo eu keria enxergar vc....

Conforme registrado no post Facebook e a Regra da Conveniência , essa constatação foi feita por mim, a 2 anos atrás....

“Os critérios usados para remover imagens não são os únicos criticados por internautas. Para Fábio Araújo, administrador do site humorístico Desciclopédia, cuja página no Facebook já foi retirada do ar duas vezes, a rede social costuma deletar postagens sem analisá-las, apenas com base no número de denúncias recebidas.
Se a grande maioria não gosta do seu tipo de humor, os dirigentes da rede social vão calar você, diz Araújo. Existem páginas com menos seguidores que a da Desciclopédia, mas com o mesmo tipo de humor, que permanecem ativas.”


Folha - Usuários tentam reverter censura a mamilos no Facebook

Recentemente, apareceu outra reportagem sobre o mesmo assunto...

G1 - Guerra de páginas traz debate sobre como Facebook decide o que sai do ar

“Debate” ... kkkkkkkk

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Zumbilândia Humana

4 meses sem postar... É a falta de tempo.... Apesar de não escrever no blog... eu ando escrevendo mt nos meus poucos projetos online q sobraram, como a coletânea de documentários, a página comportamental humana e, raramente, em fóruns científicos e políticos no facebook.... Eu tb tenho escrito mt pra coisas acadêmicas em geral..... o q significa q eu ainda sei escrever....

Por outro lado tenho piorado mt minha escrita ultimamente... tenho piorado em diversos aspectos cognitivos pq meus dias tem sido mt cansativos e a maioria das minhas tarefas tem sido burocráticas... digamos q eu me sinto apto a ser um participante do Resident Evil....

Eu tb tenho perdido, gradativamente, o habito de digitar em “internetês”... ou ainda... nos resquícios do “miguxês”..... isso não tem tanto a ver com questões acadêmicas ou formais.. eh a internet q se perdeu nesse habito....a net esta cada vez mais formal, enlatada e enjoada..... Eu tenho um desanimo maior cada vez q eu entro aqui... eu sempre acho q já cheguei no limite.. q a não há mais por onde piorar... mas, não......

Eu não tenho mais nada a falar da minha rotina.... Não enxergo interações humanas em 80% do meu alcance de vista...E isso vale pra todos q se encaixam nesse 80%...E isso eh uma constante biológica... Na net, td q existe eh fora do meu contexto.... Quase tudo aquilo q existe na internet, q não foi engarrafado ou comprado, constitui-se de imaginação, individualismo, narração de histórias fictícias por entretenimento e afins....

De vez em qd eu faço alguns testes virtuais por diversão... ou só pra acrescentar nas coletâneas do q eu já analisei e demonstrei.... Não há mais nada que eu queira deduzir... Tudo o q eu analisei sobre comportamento humano durante alguns anos ocorre da maneira mais pragmática e previsível... Tudo q vai acontecer eu já sei antes de acontecer...

Eh possível prever qualquer comportamento humano a partir de probabilidades.... No futuro isso se tornará uma realidade..... Qd esse dia realmente chegar, esse meu post vai ser a prova da minha afirmação.... Mas, esse dia ainda vai demorar décadas pra acontecer...

Apesar de eu não ver motivos para a sensibilidade humana, estranhamente eu tenho tido mt curiosidade e motivação por conhecimento cientifico.. de modo q sempre arranjo algum assunto pra descobrir mais... e aumentar a minha coletânea de documentários, notícias e artigos científicos... Eu vou acabar criando uma mini-enciclopédia no meu banco de dados... se eh q jah não tenho...

Eu continuo sofrendo ameaças pelos lugares onde passo... Semanalmente... e as vezes até diariamente... Eu não sei como consegui estar vivo até o dia de hj.... Eh algo altamente absurdo.... A minha presença incomoda mta gente....e mesmo assim.. eu não consigo ficar parado.... minha rotina eh invadir o espaço alheio...


No final de setembro ocorreram fatos corriqueiros no Rock in Rio... Eu li uma crônica que retrata tao bem a realidade brasileira que, mais uma vez, vou ter q valorizar aqui no blog...

"Minha amiga anda revoltada este ano. Vive também xingando políticos em redes sociais. Ela é fina. Ela é educada. Ela faz Yoga mas não cumprimenta o porteiro.
Reclamam de tudo; do preço do dólar, dos juros, dos impostos, da crise. No Rock in Rio, sorriem, fazem selfies com smarphones, compram bonés de 197 reais e lama da primeira edição do festival.
Na volta, enfrentam fila para o transporte — nada que um morador da periferia não enfrente todos os dias — e volta a ficar revoltado. Começam a comentar, enquanto esperam nas filas, que nas próximas eleições irão votar naquele canditado também revoltado, que diz que "bandido bom é bandido morto." Horas antes, haviam cantado em uníssono: "Se a gente não parasse mais de se amar, de sonhar e de viver." — o hino oficial do Rock in Rio.
É urgente entender o que está acontecendo com a opinião pública em 2015. Educada, fina... e intolerante, preconceituosa e misógina. Para evitar que se estabeleça de vez ser normal a violência contra as minorias."


G1 - Plateia, mostra a sua cara

quinta-feira, 23 de julho de 2015

São Paulo e a Política

Desde q cheguei em SP sempre me alertavam q paulistas não são chegados em política... Sempre entortam o nariz qd se começa a falar em partidos e conchavos políticos, como se fosse a tal coisa de “gente chata sulista”.

Com o tempo eu fui percebendo q os paulistas são altamente engajados qd se trata de moralismo e ideologia. De uma certa forma, tratam de política indiretamente.

Qd o paulista pede uma política opressora pra combater criminosos q atacam seu bairro, no fundo está dizendo q vai votar em um político conservador.
Qd atacam abordo e liberdade de expressão, no fundo estão indicando q querem políticos de direita comandando as pessoas.
Qd se opõem a movimentos sociais como forma de inclusão social, estão indicando q não votam no PT e q essa eh um cunho político indireto bastante forte nas suas mentes
No fim, querem sempre indicar indiretamente q estão votando em políticos do PSDB, ou de direita conservadora em geral, e se opondo ao PT.

Debates políticos escancarados são escassos.. Mas, discussões acaloradas sobre ideologia e moralismo são sempre bem vindas, e sempre com todo mundo se esforçando desesperadamente pra demonstrar q tem o dogma conservador. Essa eh a maneira indireta do paulista de lidar com a politica.

Esses assuntos são cotidianos, e as pessoas são bastante enraivadas ao comentar neles... Elas tem vergonha de assumir q gostam de política.. Mas, no fundo, sempre arranjam maneiras indiretas de mostrar sua ideologia, e portanto, suas intenções políticas.

terça-feira, 21 de julho de 2015

A Televisão nos Anos 90

No ano passado circulou um texto-viral na internet (um daqueles sem fonte, mas q eh copiado de todos os sites) chamado “22 cenas que você não vai acreditar que passavam na TV brasileira nas tardes de domingo”.

Esse texto eh ótimo pra esporrar em cima da galerinha conservadora/moralista dos anos contemporâneos.. Aquela q vota em Marco Feliciano , eh a favor do criacionismo nas escolas, xinga garotas q aparecem peladas em redes sociais, se diz estarrecida com imagens nuas e liberdade sexual aparecendo na internet e em algumas mídias atuais e fala coisas do tipo “para onde vai nossa sociedade? Estou cada vez mais chocado(a) com esse mundo que estamos indo...”.

Afinal, pra essa galera, bons eram aqueles tempos em que se brincava de bola de gude, todo mundo era virgem e se ia à igreja no domingo.

Curioso de se pensar q a galerinha q comenta essas coisas tenha geralmente entre 15 e 29 anos.

No texto-viral constam algumas coisas q rolavam nos anos 90, a tão sonhada época pura e de infância/adolescência desses puros doces frades...

Um link doTexto-Viral: A TV nos Anos 90

E eu lembro mt bem de todas essas coisas..

E continuo insistindo.. Vivemos em uma época de alto cunho moralista/conservador.. Nossa sociedade está decrescendo...

Nos anos 90, a televisão era mt mais escandalosa do q hj. Havia mt mais sexo, humor negro e td q eh tipo de depravação. E hj a reclamação eh mt maior.

Não eh simplesmente pq hj existem redes sociais. As pessoas estão mais conservadoras. A bancada no congresso eh a mais conservadora dos últimos anos, os evangélicos se multiplicaram, a violência urbana tornou pessoas mais facistas e paranóicas, a “falta” de medos (guerras mundiais, epidemias, etc) fizeram pessoas buscarem novos bodes expiratórios pra atacarem.


Devido a o texto-viral ter sido compartilhado por inúmeros sites duvidosos, eu peguei o primeiro da lista.. Eh provável q logo caia, afinal, esses sites são mal gerados...

Eh claro q eu fiz um backup no meu pc.. Eu não poderia perder de vista esse registro histórico.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Reportagens e O Lado Negro do Facebook

Esses dias numa das minhas andanças por aí eu descobri uma boa reportagem da SuperInteressante sobre as máfias do Facebook...

Coisas q eu dizia a séculos finalmente apareceram formalmente dentro de uma publicação...

Uma pena q a xodozinha da Abril não seja disponibilizada na internet...

Resumidamente, a reportagem demonstrava através de testes q os anúncios oficiais facebookeanos do “ganhe curtidas para sua pagina” são genuinamente Fábricas de Curtir.. Fazendinhas de Curtir... Pessoas que literalmente estão no Face só para isso...

Na reportagem tb constam algumas outras coisas q eu sempre aconselhava... como: o Facebook escolhe q tipo de post vc vai ler ou ter acesso... o q vc posta que pode (....pode?) ser lido pelos outros... etc...

Uma mini referência cybernética sobre a reportagem: Blog Comentando a Edição 348 da Revista Super Interessante

Apesar do teor da reportagem da Super ter sido bom, ela foi meio opaca... Então eu resolvi procurar coisas na net sobre o assunto e encontrei um vídeo realmente melhor...

Uma boa surpresa.. Existem pessoas alem de mim q pensam o mesmo...



E mais esse complemento...



Tá td em portugues... maravilha ;)

domingo, 7 de junho de 2015

A Mania dos Paulistas de Impor Grades aos Outros

Nem tem mt o q comentar...

Em São Paulo é td assim... Pessoas escondem por onde andam, restringem a presença de “estranhos” em seus ambientes... abrem comércios, baladas e locais culturais escondidos, em ruas pouco movimentadas, para q pessoas “de outros ambientes” não tenham acesso..
As ruas movimentadas praticamente só tem revendedoras de automóveis e butecos... os únicos estabelecimentos q tem o interesse em funcionar para todos...
Quase todos os eventos paulistanos são feitos em locais fechados, reservados, com divulgação direcionada... A grande mídia propositalmente não se envolve...
Toda vez q acontece algum grande evento público e acessível (Virada Cultural, Reveillon na Paulista, etc) ocorrem horrores de problemas. Claro, o paulistano não tem o cacoete do espaço público, é óbvio q é só o q pode acontecer...

E em ultimo caso... se as tais “outras pessoas” descobrem os espaços restritos(como geralmente acontece), aí vai pra a ultima alternativa: tirania = facismo = saia daqui a força

Existem verdadeiras guerras civis acontecendo diariamente em SP....

Nesta “cidade cosmopolita, cheia de misturas( O____O ) , mix cultural ... e ... (argh) hospitalidade brasileira …”

Há... há.... há......



Moradores de área nobre temem 'mistura de classes' com prédio popular – Folha de S.Paulo

Conservadorismo Paulista.... humm... tsc, tsc...

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Filmow

Fiz cadastro no Filmow .

Eh uma rede social de filmes.

Só entrei la por causa dos documentarios mesmo...

Aproveitei pra atualizar tb os meus perfis ciberneticos ativos nas informações do blog

sábado, 30 de maio de 2015

As Mentes Fechadas...

Olha aí... essa vai pra os conservadores...

Estudo realizado pela Universidade de Ontario, no Canadá diz que pessoas menos inteligentes tendem a ser mais preconceituosas.

Fontes:

Tecmundo
Uol
Exame

A pergunta eh: são preconceituosos pq não são inteligentes... ou não são inteligentes pq são preconceituosos...

Eis a questão...

Práticas de Leitura na 470

Olha q coisa incrível... fizeram um estudo acadêmico sobre o bairro Bom Jesus, em POA...

Eu consigo encontrar estudos acadêmicos sobre td q eh coisa...

Formidável q meu ex-bairro esteja representado na UFRGS...

Estudo Acadêmico na Bom Jesus - POA

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os Movimentos Sociais Dão Certo...

”As cerca de 250 famílias da antiga Ocupação Dois Irmãos, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, estão em festa desde o início da semana. Das 40 comunidades que fazem parte do Fórum de Ocupações Urbanas da Região Metropolitana, esta é a primeira a conquistar o objetivo comum a todas: negociar a compra do terreno com o proprietário.”

ZH - Moradores de ocupação fecham acordo e compram terreno de 14 hectares em Porto Alegre

Essa eh uma dakelas de se orgulhar... E q soh movimentos de esquerda podem proporcionar.... Qd eu digo q os movimentos sociais são mais fortes no Sul e q não são apenas palavras bonitinhas, mas atitudes q fazem coisas de fato, eh disso q eu me refiro...

Essa língua o conservadorismo paulista não sabe falar...

Lado a Lado...

ZH - Vizinhas de rua em Porto Alegre, escolas particular e estadual têm realidades distantes

Boa a matéria.... mt descritiva... eu gosto de matérias assim...

domingo, 3 de maio de 2015

Não É Apenas Eu...

Sabe... andei pensando que o conservadorismo paulista eh uma certa forma de ideologia sem proposito.....Ser moralista e conservador não eh exatamente uma coisa lucrativa... Vc não obtem vantagem nenhuma por isso.. na verdade, pelo contrario, ser progressista eh mt fácil, vc não precisa se preocupar com as coisas q vc faz, vc simplesmente as faz... Vc não precisa fechar portas e cortar relações... todas as idéias são exploráveis a vc.... isso td eh mt leve...

Eh claro q, do ponto de vista pragmático, o ser comum apenas eh inserido no contexto conservador e, como ele sabe q eh mais bem visto se for conservador em um universo homônimo, ele pragmaticamente age como tal...

A questão eh: em algum momento alguém ou algumas pessoas (um pouco mais sofisticadas - utilizando o linguajar paulista) criaram e mantém o conservadorismo paulista... portanto, pode ser q o grosso das pessoas apenas age pragmaticamente, mas existem algumas pessoas em SP fomentando e gastando seu tempo pensando sem propósito.....

Ser conservador, em essência, não faz vc ter um melhor emprego, pegar uma mulher ou achar mais rápido a panela q vc quer comprar... Isso só é valido a partir do momento em q a pauta conservadora se torna um consenso a ser seguido, então se vc segue vc ganha, simplesmente pq vc eh mais bem visto pela sociedade. Mas, ateh esse momento, alguém teve q pensar em fomentar o conservadorismo...

Essas mentes q habitam esse lugar realmente pensam sem propósito... Elas não estavam buscando algum interesse em particular.... Simplesmente foram tendo as idéias...

Bom.. então desta forma eu não sou a única criatura q faz um blog pra expor idéias sem propósito nenhum... Outras pessoas, por motivos q eu desconheço, fizeram e fazem isso...

Por uma ideia ao contrario da minha, eh claro...

Fundamentalistas no Horizonte...

"Como a ascensão evangélica está mudando as relações sociais e políticas no país"

Excelente matéria mostrando o cenário altamente emblemático – e não menos assustador – da ascensão dos evangélicos no Brasil... A reportagem é realmente bem completa.

Altamente preocupante...

ZH – Até na Novela das 9

Thomas Piketty - Entrevista no Roda Viva

Excelente entrevista com o economista Thomas Piketty … Brilhantes idéias…



Post montado em 17/03

terça-feira, 21 de abril de 2015

Paul Krugman e o Roda Viva...

Cá estou eu postando coisas sem propósito e sem valor... afinal, eu devo ser a única pessoa q faz isso no mundo.... e, estranhamente, soh faço isso no meu blog

Qual o sentido de pensar em algo apenas por pensamento? Eu não sei pq eu resolvo fazer isso....


Um e-mail meu enviado pro Roda Viva no mês passado... Não precisa nem dizer q não foi respondido.... Jah eh a milésima vez q faço essa pergunta, em lugares diferentes... e o post sempre eh excluído ou não respondido

Olá, primeiramente gostaria de elogiar o programa por ser o melhor e mais tradicional programa de entrevistas/debates da televisão (até mesmo a nivel mundia, eu diria).
Porém, estou procurando a entrevista com Paul Krugman, mas no acervo apenas consta o link com informações: http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/paul-krugman-1
Gostaria de saber se seria possível disponibilizar esta entrevista na integra, pois acho q beneficiaria não só a mim, mas a outros inúmeros telespectadores. Ou haveria algum problema de imagem/direito autoral com o entrevistado?
Ricardo Campos

domingo, 12 de abril de 2015

Observatorio da imprensa

Tem gente q não entende pq eu tenho a estranha mania de salvar paginas da web no meu pc, qd hj em dia td eh na tal nuvem e vc ainda tem a possibilidade de linkar diversas urls...

Toda vez q eu pesquiso uma materia mt antiga, de mais de 10 anos atrás, jah me preparo para a escassez de informações.. links kebrados.... parece um mundo obscuro.... O mais legal eh q meu pc virou um deposito de pérolas de coisas q soh eu tenho.... td pq um dia eu não escutei os empolgados da nuvem e resolvi pensar q akilo um dia poderia se perder...

Tava eu fuçando com os meus botões uma matéria de 2001.... sobre como se iniciou a propagação das “Uniesquinas”... Em meio a links kebrados e informações destroçadas eu dei de cara com uma entrevista do fundador da Universidade Estácio de Sá, hj apenas Estácio.

A entrevista contem perolas impressionantes.... q soh poderia ter sido realizada nakela epoca de falta de marketing e com menos politicamente incorreto.. Se esse fato fosse feito hj, seria uma heresia.... Hoje em dia, eh claro, as coisas são piores, apenas o marketing do politicamente correto eh mais eficiente....

Entre varios fatos q me chocaram, os principais foram o cara ter dito q a ignorância eh uma opção, citando analfabetos do Nordeste, q, segundo ele, seria algo legal... Faltou ele perguntar pra esses analfabetos se eles achavam isso legal ou se sua situação resulta da falta de opção... E a outra afirmação foi de q na faculdade dele não entra professor de Mestrado nem Doutorado pq ele odeia pesquisa....

Queria ver o q os tais alunos dessas Unis diriam hj em meio a uma entrevista dessas... Q suas faculdades sofrem de “preconceito” e eles estão revolucionando a forma de ensino....

?

Preconceito.. quem tem preconceito nessa historia mesmo?

Parece q os próprios fundadores dessas Unis q tem preconceito contra a cultura, a ciência e o conhecimento...

Vi varias referencias a tal entrevista no Observatório da Imprensa.. q eh uma pagina mt confiavel e uma das fontes mais confiaveis na net.... Mas, pra variar, link kebrado...

Observatorio da Imprensa – Link Quebrado

Resta então, colocar outros links.. q sobraram.... Com a suposta entrevista na integra...

Entrevista com fundador da Estácio

Aqui um topico em um grupo do Yahoo.... (sim, essa coisa existiu um dia...)

Estacio, como ela é

O q eu tava procurando na verdade era uma reportagem emblemática no Fantástico.... da época em q esse programa era realmente mt bom....

O famoso caso do Analfabeto q passou na faculdade....



Fantastico….. com Pedro Bial e Gloria Maria… era outro programa…

domingo, 5 de abril de 2015

Minha Coletânea de Documentários

Finalmente to lançando meu último grande projeto na net... Uma coletânea com os melhores documentários q eu jah assisti... Eu não assisti tantos de propósito, mas simplesmente foi acontecendo... E, pra variar, depois de tanto conhecimento adquirido, resolvi compartilhar isso com as pessoas

Coletânea de Documentários

Acredito q seja a maior coletânea já vista na internet (em português) de documentários bons... Aí não consta aquelas tranqueiras de documentários chochos, malfeitos... Só documentários realmente bem produzidos ou com conteúdo interessante...

Bom, esse eh meu ultimo grande projeto da net.. Ultimamente, como bom guru, tenho parecido mais um filantrópico kkkkk... Fico apenas proporcionando utilidades publicas de grande abrangência pra as pessoas...

Agora chega.. Esse foi o ultimo mesmo... eu prometo....

Tenho q dedicar mt tempo da minha vida para os estudos.. E essa eh a minha vida daki pra frente

Continuarei postando no blog daqui pra frente... Mas, apenas crônicas, pensamentos, e algo do meu cotidiano...

domingo, 29 de março de 2015

Facebook e Seus Bloqueios Mais Uma Vez



Eeee..... Sr Facebook...

Mais uma vez..... essa ai foi soh 24 horas...

O q tanto “vc” tem medo q eu poste..?

(fato ocorrido no dia 17)

segunda-feira, 16 de março de 2015

Chomsky e os Pirahã

Bom, o post comentando a matéria do “Observatório da Imprensa” vai ficar ainda pra a próxima semana...

Jah estamos em 2015.... E eu ainda não atualizei esse layoute do blog desde 2013.... “Ricardo Campos 2013” .. . haha.. q bonito...

Faz tempo q tenho direcionado o blog para um espaço de comentários... Afinal, desde 2008 eu entrei na corrente q blog eh lugar de opinião e q a internet, desde essa época, já tinha inúmeros sites responsáveis por fazer as noticias e devemos deixar essa tarefa para os portais...
Como um guru na net, eu não entro em blog pra procurar noticia.. eu não confio... Soh confio em fonte segura: portais sólidos e com boas referencias... Eu entro em blog pra ver a opinião alheia... Afinal, opinião não precisa de fonte.... Opinião todo mundo tem.... e todo mundo tem direito de ter...

Mas, as vezes.... o assunto eh tão interessante e carente de noticias q acaba sendo necessário vc postar elas proprias... Nesse caso, eu gosto de postar as fontes em si e nunca dar uma de Professor Pardal.... Foi por exemplo o q eu fiz no caso do post Referências sobre South Park e no Sobre Beyond Citizen Kane ... E eh o q eu vou fazer hj...


Meio q por acaso eu vi o documentário Língua Pirahã - O Código do Amazonas

Esse documentário mostra uma tribo [aparentemente] primitiva da Amazônia q utiliza uma linguagem bastante singular... Entre outras coisas impressionantes, ela não utilizaria a recursividade....

Noam Chomsky eh um dos principais expoentes da literatura cientifica no ultimo século... ele eh tão significativo q uma matéria inteira na minha faculdade foi dedicada a ele ... (Teoria da Computação)
A sua teoria eh utilizada em diversos ramos acadêmicos, desde a lingüística, até a computação e etc...
O cara alem de ter praticamente formado as bases da Teoria da Gramática Universal contemporânea, ainda eh um ativista político bastante considerado e aparece na mídia quase q diariamente...

Uma vez eu fui em uma palestra dele no FSM 2003... Na época eu ainda não tinha noção de q ele era tão expressivo.... Depois q eu descobri passei a considera-lo uma pessoa bastante respeitável, tanto como cientista, como ideologicamente...

A questão eh q, como mostra o documentário, a tribo Pirahã seria o primeiro caso encontrado de uma população que não utiliza recursividade na língua.... e a tal eh base da teoria de Chomsky. Se o estudo de Daniel Everett estiver correto, criaria margem para a contestação de Chomsky

O problema eh q, como aparece no decorrer do documentário, Chomsky passou a dizer q o caso era uma fraude e a refutar td q se relaciona com ele.... Daniel Everett “estranhamente” foi impedido pela Funai de ter novos contatos com os índios, ainda que outros sujeitos consigam...E os índios receberam estímulos a serem inseridos na cultura brasileira, recebendo eletricidade, serviços e, o mais importante, uma escola para lhes ensinar português... Pra quem eh brasileiro, sabe bem q por aki tem se realizado a política de não interferir na cultura indígena e, normalmente, ocorre o contrario: se incentiva q os índios reafirmem sua cultura... virou ateh um marketing turístico.... Estranhamente, justo nesse caso, e mt rapidamente, esta se tentando enfiar guela a baixo nossa cultura em cima deles e fazer eles esqueceram o q são...a pergunta eh: Por que?
Quem estah por trás disso?

Como pode um sujeito tão respeitável como Noam Chomsky pressionar autoridades para q a pesquisa de um concorrente não seja realizada... Q tipo de atitude eh essa???

Essa situação me chamou tanto a atenção... tanto pela curiosidade sobre a tribo qt pela suposta situação de Everett x Chomsky q comecei a pesquisar um monte de sites...

Na Wikipedia há uma página sobre a tribo, confirmando informações do documentário.. incluindo outras características totalmente inéditas, como por exemplo, o fato de não desenvolverem nenhum tipo de religião...
Wikipedia – Povo Indígena Pirarrã
Wikipedia – Língua Pirarrã

A própria Wikipedia faz menção ao estudo que está sendo realizado pelo lingüista americano
Wikipedia – Daniel Everett

O caso dos Pirahãs chega a ser citado até na página “Gramática Universal”.. o q me surpreeendeu..
Wikipedia – Gramática Universal

Outras 5 publicações sobre o caso Chomsky x Everett:
BBC - Tribo da Amazônia põe em xeque teoria de Chomsky
(Diversas Fontes) - Tribo da Amazônia contradiz noção de que contar é capacidade inata
Folha – Entrevista com Daniel Everett
UFSCAR - APONTAMENTOS SOBRE EVERETT X CHOMSK
IG - Livro e filme sobre língua indígena rara desperta controvérsias

Eu não tenho ainda uma opinião concreta sobre toda essa historia.... Acho q a atitude de Chomsky de refutar a divergencia eh terrível... se espera de um cientista q ele reconheça as evidencias, fomentando novos estudos e não censurando-os... Se sua teoria eh tão segura, pq ter medo?

Por outro lado, apesar de reconhecer os trabalhos e esforços de Everett, ele ainda não finalizou seu estudo, ou seja, não publicou... E já se passaram mts anos.... Não podemos ter uma conclusão final do q ele esta teorizando... Se o fato de Everett não ter apresentado nada em uma publicação cientifica for por ele ainda não ter conseguido terminar meticulosamente seus estudos, então pq ele já saiu divulgando tanto? Esse eh o problema....

No final das contas eu acho q ambos estão certos.... Acredito sim q a aptidão para a fala humana possuir recursividade na sua essência e eh genética, como Chomsky afirma.... Porém acho q essa tribo realmente não tem os dogmas da nossa linguagem, ou seja, ela poderia ser fruto de uma mutação.... E como eles não tiveram mt contato com a civilização e nem mesmo com outras tribos indígenas, conseguiram permanecer com essa característica... Portanto, eu acho q eles não seriam um traço evolucional anterior a nossa espécie, eles seriam uma linhagem diferente da nossa especie

Eu não sei como soh eu, aparentemente, tive essa impressão.... Procurei em diversos sites e não encontrei...

Bom.. soh o tempo dirah...

domingo, 8 de março de 2015

Um Simples Aplicativo para USB...

Nossa, faz soh 2 meses q eu num passo por aki... eu achava q era um tempao...

Aproveitando q sobrou tempo pra postar algo.. eu estou procurando um aplicativo que permita transferir arquivos do cel pra o meu pc... Mas parece q eh impossível...

Todos os links me levam ao Kies... programa q eu detesto... e qd acho algum alternativo, estranhamente naum eh compatível com qualquer coisa q seja... hum, estranho não?

Parece q a internet esta sucumbindo... em vez de as coisas evoluírem e se expandirem.. elas são dominadas por corporações monopólicas q obrigam vc a usar um produto, obrigam as grandes mídias a soh te indicarem esse produto.... devoram os concorrentes, fazendo com q eles desistam de fabricar opções pra vc e te oferecem o único produto disponível no mercado (há, pq serah)..

Eh triste, eh triste.. demais..... eh o mundo contemporâneo....

Parece td mundo aceitar isso.... Bastaria q pessoas/empresas não aceitassem ser vendidas ou manipuladas pela nave-mãe.. e continuassem produzindo...

Não eh apenas essa questão.. Na verdade, ela eh a menor questao... Antigamente.. na internet haviam dezenas de milhares de pessoas produzindo aplicativos ao mesmo momento... Então, não adiantava uma corporação comprar algumas, eles teriam q comprar milhares de pessoas.. e qd comprassem apareciam outros.. .

Mas, parece q hj eh diferente... Eles conseguem comprar o total de pessoas q produzem.. isso indica apenas q eles tem mais força?

Não.... indica q as pessoas não produzem mais tanto conteúdo online como antes... Hj em dia a produção na internet eh para o mundo empresarial.. todo mundo se lixa para os usuários.. kerem vender coisas pra empresas ou vender aplicativos q chamem a atenção de grandes empresas q keiram suporta-los e patrocina-los (como Google e Facebook)..em ultima instancia o usuário esta no fim da linha das prioridades..

O desenvolvedor “artesão”.. akele q fazia coisas por divertimento, lazer, horas vagas... e q eram a maioria da net a tempos atrás esta morrendo... a imensidao de coisas diferentes... simples... e funcionais da net.... estah desaparacendo.. .a internet esta virando inóspita... como uma espécie de periferia de centro de grande cidade contemporânea...

A única coisa q eu keria era um simples programa de transferência de arquivos de cel pra pc via USB... soh isso.. Sera q eh tão difícil?

Eu batizei esse post de “Observatório da Imprensa”... pois eu ia falar de um reportagem de 2001 do Fantastico, q eh tão atual q representa exatamente o mundo de hj.... e q achei nesse brilhante site... mas, vai ficar pra outro dia....